Por que é importante contar as calorias?

21:36 Unknown 0 Comments

Chega o fim de ano e não tem jeito! A gente come mais do que deveria mesmo. E para entrar o começo do ano seguindo aquela promessa que você deve ter feito, sobre entrar em forma, cuidar da saúde ou algo do tipo, colocamos em tabelas as quantidades de cada alimento para determinada quantidade de calorias. Todas tabelas separadas por grupos alimentares. 
Claro que isso não substitui uma consulta com um nutricionista, porque somente ele pode indicar qual alimento e qual a quantidade certa para você. Mas tomando como base as tabelas a seguir, você vai entender um pouco melhor sobre cada alimento. 
Cada pessoa, dependendo da idade, altura, peso e muitas outras informações, tem a quantidade ideal de calorias a ser ingeridas diariamente. Por exemplo, se uma determinada pessoa quer emagrecer, ela tem que comer menos calorias que seu indicado para manter aquele peso. O mesmo para quem quer engordar, que precisa ingerir mais calorias do que gasta diariamente. 
Por isso a importância de procurar o nutricionista. Ele é o indicado para estipular a caloria ideal e quais alimentos irão te proporcionar a energia necessária, as vitaminas necessárias, sem provocar danos a saúde. 
Deixar de comer certos alimentos por conta própria e ficar muito tempo sem comer não irá te ajudar em muita coisa, muito pelo contrário, a longo prazo pode trazer problemas a saúde. Normalmente, pede-se que comamos de 3 em 3h, que se faça todas as refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia), sem pular nenhuma e sem cometer exageros. 
Muitas pessoas deixam pra trás algumas dessas refeições, como por exemplo, o café da manhã. Há ainda quem não saiba que a principal e mais importante é ela. Como o corpo, enquanto você dormia, ficou bastante tempo em jejum, ao acordar você precisa se recompor com um café da manha de sustância (sem exageros, não esquece), com alimentos saudáveis e que ofereçam bastante energia. Com isso, até seu dia se torna mais produtivo (segundo os estudos recentes). 
Os lanches entre cafe da manhã, almoço e jantar, também não podem ser esquecidos, nem para quem quer perder alguns quilinhos, e nem para quem quer ganhar massa muscular. Isso porque, se ficarmos bastante tempo em jejum, o nível de açúcar no sangue cai e a pessoa começa a se sentir fraca, indisposta e muitas vezes com dores de cabeça, enjoos... Além disso, quando uma pessoa fica muito tempo sem comer, mesmo sem querer, ela acaba cometendo exageros nas refeições principais por chegar com muita fome, sem notar a quantidade ingerida e o valor nutricional dos alimentos. O ideal, é que uma pessoa não fique mais de 4 horas sem comer. 
Contar as calorias é um meio de conseguir controlar sua dieta, buscando não abusar do limite nas refeições e assim poder garantir, acima de tudo, mais saúde. 

As calorias das tabelas são apenas médias, servindo apenas como base. Não esqueça de procurar um nutricionista, que é o mais indicado para avaliar com mais precisão as suas necessidades. 


Nunca ingira calorias muito inferiores ao seu gasto diário normal. Fuja de dietas mirabolantes como de muitas celebridades por aí. Nada substitui uma alimentação correta. 

Não precisa também se privar de comer certas coisas. Uma batatinha frita DE VEZ EM QUANDO não faz mal a ninguém. 


Evite ao máximo que puder consumir refrigerantes. Esses sim são vilões que fazem um mal gigantesco a saúde. 


Faça exercícios físicos regularmente. Corra pela manhã, vá a academia, pratique esportes e mexa-se sempre. 



Sem mais delongas, veja a seguir a lista de alimentos separados por grupos alimentares: 


Grupo dos ovos

Grupo das frutas

Grupo dos pães, cereais, e tubérculos 

Grupo dos leites e derivados

Grupos dos vegetais A

Grupo dos vegetais B

Grupo das leguminosas

Grupo dos óleos, gorduras e sementes
Os valores das tabelas foram retirados do Livro Saúde Total da editora Viver total. Autores: Douglas M. e Heber L.
Se gostou desse artigo, dê o seu like abaixo e compartilhe no facebook com seus amigos. É rapidinho!





Clique aqui para ver opções de lanches naturais saudáveis
Saiba a diferença entre refluxo e gastrite aqui
E conheça quais são as leis da alimentando clicando aqui.
Conheça outras receitas aqui e mais sobre saúde

0 comentários: