Dicas para não errar no preparo de Tortas, Quiches e Empadão

13:00 Unknown 0 Comments

Foto: Google | suasreceitas.com.br
As tortas são ótimas opções para o lanche da tarde ou até mesmo para serem servidas como prato principal nas refeições. E para você aproveitar toda a versatilidade dessas delicias, selecionamos algumas dicas que podem fazer a diferença no preparo.


Qual a diferença entre TORTA e QUICHE?



Quiche: De origem alemã, mas popular na França, significa torta aberta, tradicionalmente feita com recheios à base de creme de leite, ovos e queijo. Para um sabor ainda mais especial, acrescente ingredientes como bacon, alho-poró, champignon e brócolis. Por ser uma receita com um toque mais sofisticado, pode ser servida como entrada em forminhas individuais.



Torta: De formatos diversos (redondas, retangulares, ovais), as tortas geralmente são feitas com uma base de massa, recheio e cobertas com outra camada de massa, além de variar entre doces e salgadas.

Truques para cada tipo de massa
Variar no sabor e textura das tortas é muito fácil. Basta mudar a massa, incrementar o recheio e pronto!

Se sua massa for...

DE LIQUIDIFICADOR:


Para bater os ingredientes mais facilmente, bata primeiro os líquidos (ovos, leite, óleo...) e somente depois, junte os sólidos e bata novamente.
Confira a receita dessa massa AQUI.



MASSA PODRE:



É o tipo de massa quebradiça, que esfarela na hora de cortar, típica de empadões. Abra esse tipo de massa entre 2 folhas de plástico para ela não grudar na superfície.





FOLHADA:


Você não precisa untar a fôrma antes de espalhar esse tipo de massa, pois ela já tem gordura suficiente. É versátil, pois combina tanto com ingredientes salgados como doces.




BÁSICA:



É aquela preparada com manteiga (ou margarina), ovos, farinha, água e sal. Para abrir esse tipo de massa mais facilmente, depois de sovada, embrulhe em papel filme e leve à geladeira por 30 minutos.




5 dicas para TORTAS PERFEITAS...

1. MASSA PRÉ-ASSADA: Leve a massa ao forno médio, preaquecido, por 5 minutos e deixe esfriar antes de adicionar o recheio. Isso faz com que a massa fique mais firme e o recheio não vaze. Essa receita vale para as receitas de tortas abertas.

2. DESENFORME SEM ERRO: Tortas feitas em fôrma de aro removível devem esfriar antes de serem retiradas. Assim ela não irá quebrar nem rachar.

3. CROCANTE E SEQUINHA: Prepare sua torta com gordura gelada para a massa ficar sequinha e crocante. Use ovos e manteiga em temperatura ambiente para não alterar a consistência da massa.

4. USE RECHEIO FRIO: Deixe o recheio das tortas salgadas esfriar antes de usar. Se o recheio estiver quente, a massa cozinha antes de ser levada ao forno, prejudicando o sabor e a textura da sua receita.

5. FERMENTO ATIVO: Para saber se o fermento em pó está ativo, ou seja, se fará sua massa crescer, dentro de um copo com água bem quente, coloque 1 colher (chá) do fermento em pó. Se borbulhar, é porque está bom para o uso.

Fonte: Revista Receitas Superpráticas Empadão e outras Tortas - Ano 3, nº 10 - 2013 | Editora Alto Astral

E o que é EMPADÃO?

O empadão é uma receita de origem portuguesa e tornou-se muito famosa na culinária brasileira; enquanto a quiche, embora de originem Alemã, torno-se muito popular e tradicional na França.
A massa do empadão é feita com farinha de trigo e manteiga. A massa da quiche é parecida, porém, além de farinha de trigo e manteiga, também leva ovos para que fique mais firme e não esfarele depois de pronta.
A massa do empadão é mais grossa e só é levada ao forno quando o empadão já está todo montado, recheado e coberto, a massa da quiche não. Esta tem que ser bem firme, fininha e deve assar ao forno antes de se colocar o recheio.
O recheio do empadão é bem simples: o tradicional leva, basicamente, frango desfiado e alguns legumes e ervas picados; o recheio da quiche leva obrigatoriamente leite e ovos (batizado na França como quiche Lorraine). A receita original é feita com bacon, mas assim como o empadão, hoje vemos diversos sabores de quiche. 
De forma geral, o empadão é mais pesado, esfarelento e seco. A quiche é exatamente o contrário: leve, macia, fina e embora não seja cremosa, também não é seca como o empadão.


Para mais DICAS como essas, CLIQUE AQUI.

0 comentários: