Básico #1 - Utensílios e Eletrodomésticos

12:46 Unknown 0 Comments


Ninguém nasceu sabendo cozinhar... Até mesmo os grandes chefs de cozinha começaram lá do zero. Usando o lema da animação "Ratatouille": "Qualquer um pode cozinhar!".
Mas como começar? Qual o básico?
Primeiro passo é conhecer os utensílios básicos em uma cozinha. Vamos começar conhecendo os básicos essenciais:

Utensílios:

1. Panelas

 Inox, alumínio, antiaderente... as opções hoje são muitas. O ideal é ter pelo menos 2 panelas com cabo e tampa de tamanhos diferentes, uma panela grande com tampa, uma leiteira e duas frigideiras de tamanhos diferentes. Panela de pressão hoje não pode faltar também. São muito práticas e mais rápidas que as comuns.




2. Assadeiras


Tenha sempre assadeiras de diferentes tipos e tamanhos. O ideal é ter pelo menos duas assadeiras retangulares, nos tamanhos grande e médio para tortas ou lasanhas, uma redonda para bolos, tamanho médio, com furo no meio que serve para fazer pudim e outra forma para pizzas.




3. Tábuas de corte

Temos 3 tipos de tábuas de corte: as de madeira, plástico e vidro. Nas de madeira, com o uso constante, a faca vai deixando marcas na tábua, facilitando a proliferação de bactérias. Sempre que lavar, deixa-a secar ao sol, de modo que seque por completo. Deve ser trocada regularmente. As de plástico, da mesma forma que a madeira, fica marcada. São leves e práticas. Deve ser trocada regularmente. Já as de vidro não é cortada pela faca e é um material de muito fácil higienização. Por outro lado, é mais pesada e pode quebrar. Mas a faca em contato com o vidro vai perdendo o fio.
É importante usar para cada grupo de alimento uma tábua especifica para evitar a contaminação cruzada. Há no mercado, tábuas de cores diferentes para separar os grupos e não confundir e misturar tudo. As cores padrão estipuladas internacionalmente são:

Branca: laticínios
Bege: assados / embutidos
Amarela: aves
Azul: peixes / frutos do mar
Verde: vegetais
Vermelha: carnes

4. Conjunto de facas


Um kit básico deve conter: Faca do Chef (aquela maior, também conhecida como “facão de cozinha”), é muito importante que se escolha uma boa faca do Chef, pois esse utensílio servirá para realizar diversos cortes, ajudando você a caprichar na apresentação de um prato ou lidar com carnes, legumes e outros ingredientes; faca para pão (é grande e a lâmina de corte é em formato de serrinha) e faca de legumes (ela é um pouco menor e possui a ponta bem afiada, tem o formato semelhante ao de um canivete).
É importante mantê-las bem afiada. Faca "cega" é mais fácil para se cortar.


5. Colher de Pau, Bambu, Plástico, 'Pão Duro' e Fuê

Para mexer os alimentos durante o cozimento, o ideal é usar esse tipo de colher, para que não danifique a panela (se for antiaderente), nem solte resquícios de alumínio no alimento. Assim como a tábua de madeira, não é aconselhável o uso de colher de pau (madeira), por causa do riscos de contaminação. Opte pela de bambu (que possui propriedades auto desinfetantes) ou a de plástico que é fácil de higienizar.


As de silicone (pão duro) são ótimas para evitar o desperdício (daí vem o nome rs). É indicada para panelas e frigideiras com teflon, pois a sua textura macia não arranha a superfície. O fuê é bem prático também, com ele fica mais fácil bater massas e mais fácil ainda fazer cremes e molhos pois ele ajuda e facilita para que não empelotem, é barato e muito fácil de usar. Tenha também conchas, espatulas, escumadeiras, descascador, abridores, cortador de pizza, garfo longo, rolo de abrir massa, batedor de carne, bule, luva térmica.



6. Espremedor de alho




Se você não tem a habilidade para raspar ou picar bem picadinho o alho. esse utensílio é indispensável e fundamental no preparo de molhos e temperos, pois deixa o alho em pedaços miudinhos.






7. Ralador


Geralmente o ralador possui quatro lados, com lâminas de diferentes formatos. Serve para ralar queijos e verduras, e também para cortar batatas em fatias bem finas.








8. Peneira / Coador



Servem para afinar os alimentos sólidos ao passar por ela, como farinha ou goma, ou para remover grãos ou pedaços de alimentos dos líquidos.



9. Tigelas e travessas que vão ao forno e à mesa na hora de servir





Excelentes pela praticidade. Você prepara os alimentos, como por exemplo uma lasanha, e leva à mesa. Muitas são decoradas e deixa uma apresentação agradável na hora de servir.






10. Copo medidor





Fácil de encontrar, barato e útil. Na sua superfície estão impressas medidas em gramas, xícaras e mililitros separadas por tipo de alimento.






11. Vasilhas de plástico ou vidro com tampa



Elas servem para armazenar carnes temperadas no congelador, para guardar sobras de alimentos na geladeira ou mesmo para armazenar cereais no armário. As que são específicas para micro-ondas podem ser ainda mais práticas, pois vão da geladeira direto para o aquecimento.




Eletrodomésticos úteis:

1. Multi Mixer




Excelente para fazer cremes e pastas, pode ser utilizado diretamente na panela quente. Ele é prático (só possui o motor e o triturador), pequeno, portátil e fácil de limpar.







2. Grill





É ótimo para grelhar carnes de forma saudável e com pouca gordura. Além disso, o aparelho pode ser utilizado para preparar legumes, frutas e até mesmo dourar pães.





3. Multiprocessador


Composto de várias peças (inclui liquidificador). Pode ser bastante prático para a preparação dos pratos, pois permite fazer purês e cortes em lâminas com agilidade.




4. Batedeira Planetária





Ideal para quem gosta de fazer bolos, suflês, pães ou pizzas. Permite bater massas leves e pesadas com agilidade.







Além de Micro-ondas, Forno Elétrico, Fogão, Geladeira...
Esses são alguns dos utensílios e eletrodomésticos básicos.
A cozinha evoluiu e hoje há muitas variedades de instrumentos que facilitam muito a vida de quem cozinha.







0 comentários: