Série Churrasco - Parte 1

20:38 Unknown 2 Comments


Quem não gosta de um bom churrasco, não é mesmo?! Então para os amantes de uma boa carne, selecionei várias dicas desde a escolha da carne, até a hora de servir. Para não ficar um texto longo, foram divididos em partes. Então, vamos lá.




Os principais cortes de carne para um churrasco são:

Picanha: A mais pedida. Escolha uma peça com gordura uniforme de 1 cm de espessura, cobrindo toda superfície. Corte em bifes de pelo menos 2 cm de espessura, pois pedaços muito finos não ficam tão macios na grelha. Para assar, a carne deve ser posta em grelha bem quente, sem fogo alto, de um lado até o sangue escorrer para baixo, depois grelhar do outro. Sem virar novamente.

Bisteca, t-bone e costela: O bife deve ter 2 cm. O segredo da costela macia é a  gordura. O ideal é assá-la em fogo baixo, deixando a peça no alto da churrasqueira.

Fraldinha, maminha e contra-filé: Devem ser cortadas do lado contrário das fibras. A maminha e o contra-filé são carnes de preparo rápido. Podem ser assadas em brasa quente, sem fogo alto, em bifes grossos de pelo menos 1cm e preparadas como a picanha. A fraldinha fica bem gostosa se preparada inteira em fogo médio.

Coração: Um dia antes, tempere-o com cerveja, alho, sal grosso, salsa e cebolinha picadas. A coxa e a sobrecoxa também podem ficar marinando de um dia para o outro.

Frango especial: Uma dica para a carne ficar suculenta é colocá-la numa salmora de 1 colher (sopa) de sal para cada xícara de água. Cubra o frango e feixe repousar por até 8 horas. Escorra e coloque na brasa. Pode ser temperado como o coração, trocando o vinho por cerveja.



Tempero - o diferencial 

Para garantir um bom churrasco, o tempero é extremamente importante para deixar seu churrasco mais saboroso:

Sal grosso: Para temperar, basta cobrir as carnes com sal grosso e deixar descansar antes de assar. Como o sal grosso não é refinado, não há perigo de salgar.

Alho: Para um sabor mais forte, misture o alho no sal grosso e passe na carne. A picanha também pode ser preparada com alho. 

Cítricos, pimenta-do-reino e outras especiarias: Para cortes magros. E para peças com gorduras, deixe a carne numa marinada feita com vinho, ervas, cebola, alho e especiarias. 

Molho de alho: Pode ser usado antes de levar a churrasqueira, durante o preparo dando pinceladas ou a mais utilizada, marinando, deixando a carne imersa no molho por até 2h e em seguida, levar a churrasqueira. 

Molho Chimichurri: Tradicional no churrasco argentino e vai bem com tudo. Usado como o molho de alho, e também muito usado em marinadas.



Regras básicas

- A carne, como nos assados em geral, deve ser tostada rapidamente em toda superfície para que os sucos permaneçam. 

- A carne deve ser ssempreacia e suculenta

- Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando todos lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-as até chegar ao ponto desejado

- É melhor que a gordura fique virada para cima depois da carne devidamente tostada. Só no fim é que deve ser virada para acabar de derreter. 

- Para descobrir o ponto da carne sem cortar, pressione-a com as costas de um garfo: quanto mais macia, menos passada, quanto mais firme, mais passada. 

- Quando achar que a carne está pronta, retire-a do fogo e corte um pedaço para ver o corte internamente. Fatias finas aumentam o sabor do churrasco. 

- As labaredas não devem estar altas para não entrarem em contato com a carne, não secá-las e nem carbonizar a superfície.

- Antes de por as carnes para assar, é importante que o fogo esteja bem estabilizado, sem labaredas e fumaças em excesso.

- O sal grosso deve estar bem distribuído pela carne, sem excessos.

- Se a carne foi congelada, deve ser descongelada corretamente antes e estar na temperatura adequada para assá-la. 

Parte 2 - Clique aqui!

Fonte: revista "A arte de fazer churrasco", editora Sampa

2 comentários: