Renda extra vendendo quitutes
Se você for habilidoso(a) ou gosta de aprender, na internet há várias receitas fáceis e práticas.
Os gastos são variados de região pra região, e fazendo você mesmo, o lucro pode chegar a 100%.
A seguir, o passo a passo para você começar o seu negócio, com dicas do SEBRAE:
1. Planejamento
Todo tipo de negócio precisa antes de um planejamento. É muito importante definir os detalhes:
Quais são suas habilidades? Doces, salgados, tortas...?
Qual o público? Defina qual o público que você vai atender. Conheça o mercado. Por exemplo, vender bolos em pedaços para colegas ou fazer bolos (ou salgados) para festas.
Capital inicial? É importante também planjear o investimento inicial. Quanto tem para começar, quanto vai ser necessário, se vai vender à vista, ou parcelado.
2. Cardápio
Seja bolos, ou salgados, ou tortas, é importante definir os sabores, levando em consideração o público alvo. Uma dica é no começo começar com bastante variedade para descobrir os sabores mais procurado e depois diminuir as opções e aumentar a quantidade.
3. Organizar o tempo
Saiba quanto tempo será gasto para determinada receita e quantidade. Fica mais fácil determinar a quantidade de bolo que você vai precisar se já souber para que público irá vender.
4. Os gastos
Para definir os preços, anote os gastos com os ingredientes de cada receita. Leve em consideração os gastos com gás, energia elétrica, mão de obra, embalagem, transporte, etc (cerca de 30% do valor dos ingredientes). Depois de somar tudo, calcule a sua margem de lucro (de 20 a 100%). Para bolos em pedaços (potes), o lucro pode chegar a 300%. Pesquise também o preço da concorrência.
5. Alcance os clientes
No começo, pode ser meio difícil conseguir uma clientela. Para isso, ofereça degustação gratuita para amigos e familiares. Divulgue seu trabalho distribuindo cartão de visita e panfletos para o público. Divulgue também nas redes sociais.
Todas estas dicas podem fazer uma grande diferença no seu negócio. Com elas em mãos, agora é só cozinhar com carinho e conquistar a clientela.