Básico #1 - Utensílios e Eletrodomésticos

12:46 Unknown 0 Comments


Ninguém nasceu sabendo cozinhar... Até mesmo os grandes chefs de cozinha começaram lá do zero. Usando o lema da animação "Ratatouille": "Qualquer um pode cozinhar!".
Mas como começar? Qual o básico?
Primeiro passo é conhecer os utensílios básicos em uma cozinha. Vamos começar conhecendo os básicos essenciais:

Utensílios:

1. Panelas

 Inox, alumínio, antiaderente... as opções hoje são muitas. O ideal é ter pelo menos 2 panelas com cabo e tampa de tamanhos diferentes, uma panela grande com tampa, uma leiteira e duas frigideiras de tamanhos diferentes. Panela de pressão hoje não pode faltar também. São muito práticas e mais rápidas que as comuns.




2. Assadeiras


Tenha sempre assadeiras de diferentes tipos e tamanhos. O ideal é ter pelo menos duas assadeiras retangulares, nos tamanhos grande e médio para tortas ou lasanhas, uma redonda para bolos, tamanho médio, com furo no meio que serve para fazer pudim e outra forma para pizzas.




3. Tábuas de corte

Temos 3 tipos de tábuas de corte: as de madeira, plástico e vidro. Nas de madeira, com o uso constante, a faca vai deixando marcas na tábua, facilitando a proliferação de bactérias. Sempre que lavar, deixa-a secar ao sol, de modo que seque por completo. Deve ser trocada regularmente. As de plástico, da mesma forma que a madeira, fica marcada. São leves e práticas. Deve ser trocada regularmente. Já as de vidro não é cortada pela faca e é um material de muito fácil higienização. Por outro lado, é mais pesada e pode quebrar. Mas a faca em contato com o vidro vai perdendo o fio.
É importante usar para cada grupo de alimento uma tábua especifica para evitar a contaminação cruzada. Há no mercado, tábuas de cores diferentes para separar os grupos e não confundir e misturar tudo. As cores padrão estipuladas internacionalmente são:

Branca: laticínios
Bege: assados / embutidos
Amarela: aves
Azul: peixes / frutos do mar
Verde: vegetais
Vermelha: carnes

4. Conjunto de facas


Um kit básico deve conter: Faca do Chef (aquela maior, também conhecida como “facão de cozinha”), é muito importante que se escolha uma boa faca do Chef, pois esse utensílio servirá para realizar diversos cortes, ajudando você a caprichar na apresentação de um prato ou lidar com carnes, legumes e outros ingredientes; faca para pão (é grande e a lâmina de corte é em formato de serrinha) e faca de legumes (ela é um pouco menor e possui a ponta bem afiada, tem o formato semelhante ao de um canivete).
É importante mantê-las bem afiada. Faca "cega" é mais fácil para se cortar.


5. Colher de Pau, Bambu, Plástico, 'Pão Duro' e Fuê

Para mexer os alimentos durante o cozimento, o ideal é usar esse tipo de colher, para que não danifique a panela (se for antiaderente), nem solte resquícios de alumínio no alimento. Assim como a tábua de madeira, não é aconselhável o uso de colher de pau (madeira), por causa do riscos de contaminação. Opte pela de bambu (que possui propriedades auto desinfetantes) ou a de plástico que é fácil de higienizar.


As de silicone (pão duro) são ótimas para evitar o desperdício (daí vem o nome rs). É indicada para panelas e frigideiras com teflon, pois a sua textura macia não arranha a superfície. O fuê é bem prático também, com ele fica mais fácil bater massas e mais fácil ainda fazer cremes e molhos pois ele ajuda e facilita para que não empelotem, é barato e muito fácil de usar. Tenha também conchas, espatulas, escumadeiras, descascador, abridores, cortador de pizza, garfo longo, rolo de abrir massa, batedor de carne, bule, luva térmica.



6. Espremedor de alho




Se você não tem a habilidade para raspar ou picar bem picadinho o alho. esse utensílio é indispensável e fundamental no preparo de molhos e temperos, pois deixa o alho em pedaços miudinhos.






7. Ralador


Geralmente o ralador possui quatro lados, com lâminas de diferentes formatos. Serve para ralar queijos e verduras, e também para cortar batatas em fatias bem finas.








8. Peneira / Coador



Servem para afinar os alimentos sólidos ao passar por ela, como farinha ou goma, ou para remover grãos ou pedaços de alimentos dos líquidos.



9. Tigelas e travessas que vão ao forno e à mesa na hora de servir





Excelentes pela praticidade. Você prepara os alimentos, como por exemplo uma lasanha, e leva à mesa. Muitas são decoradas e deixa uma apresentação agradável na hora de servir.






10. Copo medidor





Fácil de encontrar, barato e útil. Na sua superfície estão impressas medidas em gramas, xícaras e mililitros separadas por tipo de alimento.






11. Vasilhas de plástico ou vidro com tampa



Elas servem para armazenar carnes temperadas no congelador, para guardar sobras de alimentos na geladeira ou mesmo para armazenar cereais no armário. As que são específicas para micro-ondas podem ser ainda mais práticas, pois vão da geladeira direto para o aquecimento.




Eletrodomésticos úteis:

1. Multi Mixer




Excelente para fazer cremes e pastas, pode ser utilizado diretamente na panela quente. Ele é prático (só possui o motor e o triturador), pequeno, portátil e fácil de limpar.







2. Grill





É ótimo para grelhar carnes de forma saudável e com pouca gordura. Além disso, o aparelho pode ser utilizado para preparar legumes, frutas e até mesmo dourar pães.





3. Multiprocessador


Composto de várias peças (inclui liquidificador). Pode ser bastante prático para a preparação dos pratos, pois permite fazer purês e cortes em lâminas com agilidade.




4. Batedeira Planetária





Ideal para quem gosta de fazer bolos, suflês, pães ou pizzas. Permite bater massas leves e pesadas com agilidade.







Além de Micro-ondas, Forno Elétrico, Fogão, Geladeira...
Esses são alguns dos utensílios e eletrodomésticos básicos.
A cozinha evoluiu e hoje há muitas variedades de instrumentos que facilitam muito a vida de quem cozinha.







0 comentários:

Lanches Naturais - Receitas saudáveis e saborosas

17:25 Unknown 0 Comments

Receita desse lanche na Opção 1 | Fonte e foto: http://www.emagrecedores.net/sanduiche-natural-otima-opcao-para-lanche/ 
Os lanches naturais são uma boa para quem quer manter a saúde e forma física em dia. Fáceis e práticos, são opções para os lanches da tarde. É importante o consumo desses alimentos para uma vida mais ativa e saudável.
Para quem quer uma renda extra, vender lanches naturais também é uma boa ideia, já que as pessoas hoje em dia se preocupam mais com a saúde. Tenha atenção com os cuidados na manipulação e armazenamento desses alimentos para não estragar e causar danos à saúde das pessoas.
A seguir, listamos algumas receitas para você fazer em casa.

OPÇÃO 1:


Sanduíche Simples





2 Fatias de pão de forma integral
3 colheres de requeijão (o light se preferir)
1 colher de leite
1/2 cenoura ralada
Salsinha picada
Folhas de Alface
1/4 de cebola ralada
Orégano
Tomate (opcional)





1. Misture o requeijão com o leite, depois a cenoura, a salsinha, o orégano e a cebola.
2. Passe no pão, coloque a alface, as fatias de tomate e pronto. Consumir gelado.


Opção 2:




Sanduíche com patê de presunto






2 fatias de pão de forma (pode usar o integral se preferir)
1/2 xícara de presunto (ou peito de peru) bem picado
3 colheres de maionese (ou requeijão)
Salsinha picada à gosto
Sal, pimenta e orégano à gosto
Folhas de alface
Fatias de Tomate
1 colher de Azeite
1/2 cenoura ralada
Um pouco de cebola (opcional)






1. Faça um patê simples, colocando o presunto (ou peito de peru), a maionese (ou requeijão), a cebola, sal e pimenta e misture bem no liquidificador ou processador ao ponto de pasta. Transfira para um recipiente e misture com a salsinha picada.
2. Coloque a misture nas fatias de pão, acrescente a cenoura ralada, as folhas de alface, tomate, o orégano, e regue com o azeite.

Opção 3:

Receita e foto tirada de: http://www.mundoboaforma.com.br/como-fazer-um-sanduiche-natural-de-frango-10-receitas/

Sanduíche light de frango






1 pacote de pão integral
500 gramas de peito de frango
250 gramas de queijo branco ou ricota processada
100 gramas de azeitona picadinha
3 colheres (de sopa) de maionese light
Cheiro verde picadinho a gosto
Cenoura ralada a gosto
Alface






1. Tempere o frango de forma pessoal e deixe-o cozinhar no fogo
2. Após cozido, desfie-o e armazene-o até esfriar
3. Misture em um refratário, passe a mistura nas fatias de pão.
4. Coloque a alface e a cenoura. Sirva-se.
DICA: Recomenda-se manter a pasta obtida em local refrigerado e por no máximo quatro dias.






0 comentários:

Dicas para economizar no mercado

16:57 Unknown 1 Comments


Com os tempos de crise atuais, muitos brasileiros tiveram que por na ponta do lápis os gastos e buscar economizar de todo jeito para não ficar tão no vermelho. Hoje há mais preocupação em economizar na energia elétrica, na água, no gás, em tudo, principalmente na comida - itens estes que não podem ser cortados de vez. 
Segundo noticiado no inicio de Setembro, as roupas e os alimentos ficaram mais caros. Uma pesquisa divulgada pelo IPC-S (índice de Preços ao Consumidor - Semanal) apontou que os biscoitos e panificados subiu de 0,78% para 1,49%, refeição em bares e restaurantes de 0,57% para 0,67%.


“Além dos alimentos, cuja variação foi de uma queda de 0,08% para uma alta de 0,18%, também registraram acréscimo em suas taxas de variação os grupos habitação (de 0,32% para 0,43%), vestuário (de -0,09% para 0,13%) e despesas diversas (de 0,18% para 0,24%).
Na contramão, tiveram variação menor educação, leitura e recreação (de 0,12% para -0,16%),
transportes (de 0,24% para 0,20%), comunicação (de 0,42% para 0,34%) e saúde e cuidados pessoais (de 0,68% para 0,64%).

Veja a variação de preços de alguns itens: 
Tarifa de eletricidade residencial (de -0,58% para -0,12%)
Roupas (de -0,18% para 0,17%)
Alimentos para animais domésticos (de 0,76% para 1,89%)
Salas de espetáculo (de 0,56% para -1,66%)
Serviço de reparo em automóvel (de 1,06% para 0,66%)
Mensalidade para TV por assinatura (de 2,33% para 1,92%)
Artigos de higiene e cuidado pessoal (de 1,31% para 0,87%)“. (fonte: http://g1.globo.com)



Há muito o que se falar sobre economia, mas o que focaremos a seguir é como você pode economizar no mercado, na hora de fazer as compras. 
Sem dúvida a primeira dica é cortar os gastos supérfluos. Comprar muitas besteiras, salgadinhos, bolachas recheadas, além de fazer mal a saúde, na hora de calcular o valor das compras, você vai ver que faz diferença. Alimentos saudáveis muitas vezes são mais baratos. Por exemplo, se comparar um pacote de bolacha recheada com todos os custos para fazer um lanche natural em casa com pão de forma (comprado ou feito em casa), alface, cenoura ralada e um patê de frango ou atum ou queijo branco por exemplo, o custo com um lanche levando em consideração o custo X benefício, sai mais em conta. Com um pacote de pão de forma, você chega a fazer até 10 lanches. Se você toma aquele cafezinho na padaria, comece a pensar em fazer isso em casa também. Ser saudável alem de ser mais barato muitas vezes, faz um bem danado a saúde. 

Você também pode economizar bastante consumindo os alimentos da época. Precisamente nas frutas e legumes, quando consumidas na época, a qualidade e o valor nutritivo são melhores. E como a oferta é maior, os preços naturalmente, são mais baixos. 



Um outro fator muito sério, é o desperdício de alimentos. No mundo, quase metade da comida produzida é jogada fora. Antes de ir ao mercado, anote o que de fato precisa ser comprado. Evite fazer estoque, principalmente de alimentos que estragam rápido, como é o caso dos perecíveis. 

Use primeiro os alimentos próximos ao prazo de validade. Guarde corretamente na geladeira as frutas, legumes e verduras. Depois de consumir guarde-os em embalagens fechadas. 
Na hora de cozinhar, utilize o máximo dos alimentos. Cascas de frutas podem se transformadas em deliciosas compotas. Talos e folhas de verduras são ótimas para saladas, sopas e caldos. Os talos são ricos em vitaminas, é desperdício demais joga-los fora.

As sobras das refeições, como arroz e feijão por exemplo, devem ser guardadas na geladeira com tampa, para evitar a proliferação de bactérias. Você pode usa-las por até 3 dias quando bem armazenado. Pode usar esse mesmo arroz, incrementando para fazer arroz de forno se preferir. 
As carnes quando não consumidas na hora, devem ser congeladas, preferencialmente embaladas à vácuo. 

Enlatados após abertos devem ser consumidos rapidamente. Molhos como Ketchup, mostarda e maionese, deve ser guardados na geladeira de 1 mês a no máximo 1 ano. Evite consumir esses tipos de alimentos devido ao alto nível de conservantes. Pesquisas mostraram que estes alimentos fazem muito mal à saúde.




DESPESA DIÁRIA, SEMANAL OU MENSAL?

A despesa diária é excelente para quem tem disponibilidade de ir ao mercado todos os dias, melhor ainda para quem mora perto de um e não tem o gasto com gasolina. Ou então aquele que pode durante o dia, passar no mercado sem problemas, por ter um trabalho externo e autônomo ou ser caminho pra casa após o trabalho. 
Quando se compra diariamente, você tem uma melhor visão do que está de fato precisando naquele dia. E quando se trata da alimentação, nos mercados sempre tem promoção de determinados produtos. Ou certa carne está em promoção, ou então alguns legumes estão com preços menores. Aí o que comanda é “o que tem pra hoje”. 

A despesa semanal, é mais viável no geral. É como a mediana das despesas. Vale a pena fazer um esforcinho para comprar semanalmente. Você consegue ter uma visão do que precisará para a semana, evitando comprar demasiadamente itens não tão necessários. Semanalmente também o desperdício é menor, assim como na despesa diária. Se você sabe que tem bastante batata em casa, certamente não comprará mais batatas. 

A despesa mensal é a mais prática para quem não tem muito tempo para ir ao mercado. Dependendo da pessoa, chega a ser boa também. Se optar pela mensal, o ideal seria comprar os produtos não perecíveis e que tenham um prazo de validade maior, como arroz, feijão, produtos de higiene e limpeza, etc, e deixar os perecíveis, como verduras, legumes, carnes, etc, semanalmente se possível. 

Alimentos industrializados que prometem praticidade, como lasanhas prontas, pizzas prontas e os vários itens prontos, pode até parecer em primeira instância, que são ótimos na economia. Nem sempre. Postos na ponta do lápis, o custo X benefício, é a favor dos feito em casa. A longo prazo, os seus gastos consumindo esses alimentos te levarão a outros gastos, com remédios e consultas médicas.
Há aplicativos que auxiliam nas despesas na hora de ir às compras.

Outra dica, que pode até parecer piada: Não faça compras com fome. É fato! Quando fazemos compras com fome, somos mais tentados a comprar muitas vezes o que não é necessário. Um pacote de Doritos, um pacote de Passatempo, docinhos... Ou os salgadinhos fritos vendidos por kg. Tudo parece mil vezes mais gostoso...


Coloque tudo na ponta do lápis. Com essas pequenas dicas você certamente vai sentir a diferença no seu bolso... e na sua saúde. 


1 comentários:

Comprar na época é mais viável

16:53 Unknown 0 Comments


Você sabia que quando compramos determinados alimentos na época, especialmente os legumes, verduras e frutas, são mais saborosos e nutritivos?
Sem contar que saem muito mais em conta. Na época dos alimentos, a oferta é alta e com isso o preço sai mais em conta.
A seguir, para facilitar, listamos os legumes, verduras e frutas em suas respectivas épocas:


Época das Frutas:




Época das Verduras:



Época dos legumes:




0 comentários:

Piqueniques - A arte perdida

15:46 Unknown 0 Comments


 Com a modernidade atual, o simples ato de fazer piquenique foi deixado de lado por muitos e considerado até como algo trivial.Mas o piquenique não é visto assim em outros países. Por exemplo, nos States, em parques há muitas pessoas fazendo isso, com suas toalhas forradas na grama e cestas com muitas guloseimas. O Piquenique é uma prática muito saudável, já que é feito ao ar livre. Estudos apontam que atividades feitas ao ar livre promovem mais saúde para as pessoas. Um outro estudo em especial, diz que "contato com a natureza diminui chances de ansiedade e depressão":

       "Hoje, a maioria das pessoas moram em centros urbanos e passam muito menos tempo em espaços verdes e naturais do que as gerações passadas. Moradores das cidades têm riscos maiores de sofrer de ansiedade, depressão e outras doenças mentais do que aqueles que vivem longe da do espaço urbano. Esses fatores parecem ligados de alguma maneira, de acordo com um conjunto cada vez maior de pesquisas. Vários estudos descobriram que quem mora nas cidades, com pouco acesso a áreas verdes, tem incidência mais alta de problemas psicológicos do que as pessoas que vivem perto de parques. Além disso, os moradores urbanos que frequentam ambientes naturais têm níveis menores de hormônio do estresse, logo depois da visita, do que aqueles não veem áreas verdes há algum tempo." (fonte: http://mulher.uol.com.br)

Pensando nisso, hoje vamos dar algumas dicas básicas para se fazer um piquenique gostoso e deixar seu dia de folga ainda mais divertido. 
Combine com a família, com os amigos e/ou filhos e marquem um dia que seja bom para todos para passar o dia ao ar livre.

1 - Primeiro, escolha um lugar. Parques com terreno plano e árvores para fazer sombra são ideais.

2 - Escolha como e onde vai levar e armazenar os alimentos. Use cestas de vime, bolsas térmicas ou sacolas retornáveis.

3 - Leve guardanapos, pratos e copos de materiais que não quebrem com facilidade. Se preferir utensílios descartáveis, não se esqueça das sacolas plásticas para jogar o lixo fora.

4 - Para beber, os sucos naturais são a melhor opção. Armazene em garrafas térmicas para que fiquem geladinhos por mais tempo. Evite sucos de frutas ácidas como laranja e limão, pois eles podem ficar amargos.

5 - Aposte nas comidinhas mais práticas que você pode comer com as mãos, sem grandes complicações, como tortas e salgadinhos. Sanduíches levados prontos são uma boa pedida. Recheios com maionese e manteiga podem estragar com o calor, por isso, leve os lanches em bolsas térmicas.

6 - Frutas já lavadas e fáceis de descascar, como bananas, são a melhor escolha. Se preferir outras frutas, descasque-as e as pique logo antes de sair de casa. Frutas que pode comer a casca, como a maçã, é muito boa, além de ser rica em água, que ajuda na hidratação.



7 - Na hora da sobremesa, opte por bolos simples e leve-os cortados em pedaços. Evite recheios e doces à base de leite, pois podem azedar. Biscoitos também são opções muito práticas.



A partir dessas dicas simples, só planejar e chamar a galera. 
Piqueniques no verão são uma boa pedida. 

0 comentários:

Maionese - Simples e saborosa

16:53 Unknown 0 Comments


Uma coisa que vai muito bem é a maionese. Seja em churrascos, nos almoços de domingo, em ceias de natal, sempre vemos a tão famosa maionese. E quem que nunca se esbaldou em comer maionese com aquelas barquinhas em festas ou até em casa, não é mesmo?!
Há inúmeras formas de fazer, e você acrescenta o que gosta, e faz do jeito que achar melhor. Atendendo a pedidos, resolvi postar a minha versão de maionese. Se preferir, também pode acrescentar frango desfiado e ovos cozidos e picados. Também fica muito bom.





1 kg de batatas
1 vidro de maionese (500g)
1 cenoura ralada
Vagem cozida e picada (quantidade a gosto)
1 sachê de azeitonas picadas
Milho a gosto
Salsinha e cebolinha a gosto
Sal a gosto
Frango cozido, temperado e desfiado (opcional)
2 ovos cozidos e picados  (opcional)





1. Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor.
2. Adicione a maionese aos poucos até ficar na consistência desejada.
3. Adicione os ingredientes restante picados e mexa bem.
4. Experimente e se necessário, acrescente sal.

Pronto! Leve para geladeira até na hora de servir.


0 comentários: