Série Churrasco - Parte 3

18:51 Unknown 0 Comments


Assados especiais: Carnes maiores podem ser grelhadas de duas maneiras: no espeto (enrolados, carnes do traseiro) ou na grelha (bistecas grandes, filés de porco e de vitela).

Em ambos os casos, o calor deve ser regulado para que possa cozinhar o grelhado antes que a superfície fique muito dourada. Com a grelha elétrica não há dificuldades, mas na grelha de churrasqueira, a atenção deve ser redobrada. Pode embrulhar o assado em papel alumínio, colocar o espeto mais afastado do braseiro ou a grelha mais para o alto.


As carnes que mais se adaptam ao espeto são as de tamanho uniforme.
Se quiser assar um pernil inteiro, enfie o espeto bem rente ao osso, enrole-o na linha culinária, para girar uniformemente e prenda as garras do espeto bem firmes na carne.

Forme com papel alumínio uma bandeja para recolher a gordura e o suco da carne para não respingar na brasa.
Não tire a gordura da carne durante o preparo, pois ela mantém o aroma e não deixa a carne ressecar. Grelhe com a camada de gordura para fora.
As carnes magras, como a de vitela, deve ser envolvida com fatias de bacon ou pincelada várias vezes com óleo temperado enquanto grelha.



Ao contrário do que muitos pensam, o churrasco é saudável. O que faz mal são os excessos.
O segredo é reduzir o sal e a gordura que fazem mal ao nosso corpo, substituindo parte do sal grosso por temperos. Tomilho e endro são idéias para carnes vermelhas. Alecrim tempera melhor carne branca, especial as de aves. Quanto a gordura, o carvão em brasa leva vantagem na hora de eliminar a gordura.


Uma outra dica saudável, é usar abóbora, cebola e tomate nas preparações. Essas combinações básicas pode ser preparadas separadamente para a pessoa montar o prato como desejar, ou feitas num espeto previamente montado.
Também pode ser feito o mesmo com berinjela, pimentão, cenoura e palmito pupunha.
A batata pode ser assada em papel alumínio com orégano, sem sal também fica saboroso.
Uma dica interessante é que dá pra assar no espeto com carne, fatias de abacaxi, pois já possuem fibras solúveis facilitando a digestão.

Estudos já revelaram que a carne de churrasco têm menos gordura que o alimento preparado na panela.

Durante o preparo, a gordura pode ser mantida na carne para garantir a suculência, mas não deve ser ingerida.
Cuidado com carne que tem gordura entre as fibras. Maminha e fraldinha são simples de separar a gordura, e um pedaço de 60 a 80g varia de 100 a 150 calorias. Já a picanha acumula um pouco mais de gordura entre as fibras. O mesmo pedaço sem a capa de gordura, tem cerca de 130 calorias.


Para manter uma dieta balanceada, não chegue no churrasco com muita fome, para não cometer exageros. Evite mais de uma fonte de carboidratos, pão ou arroz ou farofa ou pouquinho de cada (porque ninguém é de ferro).
Estabeleça previamente, um quantidade de carne para consumir.
Alterne o consumo de cervejas e bebidas alcoólicas em geral, com água e sucos naturais, especialmente os de frutas cítricas que são ricas em fibras solúveis capaz de absorver a gordura, e que ajudam a compensar a perda de água causada pelo calor e pela ingestão de álcool, que são bebidas diuréticas.
Outra vantagem das frutas cítricas, é que auxiliam na absorção do ferro presente nas carnes.
A melhor forma de consumir o suco dessas frutas é sem coar, para não perder os nutrientes.
Mesmo com essas dicas, o churrasco ainda é uma alimentação pesada, então, procure no dia seguinte dar uma recompensada. Tome bastante água e sucos naturais. Coma saladas e alimentos leves. E evite o sedentarismo, praticando atividades físicas regularmente.


Os benefícios e malefícios da carne vermelha devem ser avaliados de acordo com o bem estar de cada pessoa, sempre com o acompanhamento de um médico.

Parte 4 - Clique aqui!

Fonte: A arte de fazer churrasco - editora SAMPA

0 comentários:

Série Churrasco - Parte 2

21:13 Unknown 0 Comments



Amaciando a carne


- Leite de mamão verde: Algumas gotas já amaciam sem alterar o sabor.
- Sempre corte a carne no sentido contrário das fibras.
- Sempre prepare a carne com a gordura, se tiver a capa de gordura, e só retire após pronto. A gordura ajuda amaciar
- Os cortes traseiros geralmente são mais macios, por serem menos trabalhados pelo boi
- Não fure a carne, pois isso faz com que sua suculência evapore
- Marinadas geralmente agem como enzimas que deixam a carne mais macia.



Como escolher uma picanha

Considerado um dos cortes mais nobres, a picanha é a preferida no churrasco. E algumas dicas podem ser muito úteis:

- Escolha peças de 1kg a 1,1kg. Peças acima desse peso podem não ser só picanha

- Escolha aquela que tenha a camada de gordura clara. Gorduras amareladas, quase marrom e muito grossas pode ser de boi envelhecido. 
A gordura deve ter a mesma espessura em toda peça. 

- A peça deve ter um tom bem avermelhado. Se tiver pouco sangue é melhor evitar. 

- Observe se em peças embaladas a vácuo, tem o selo SIF (Serviço de Inspeção Federal). E não deve ter sangue em excesso na embalagem. Isso significa que a carne está perdendo suco.



Tipos de carvão

A escolha de um bom carvão faz a diferença no resultado final do churrasco. Compre apenas carvão de boa qualidade e que tenha pedaços grande para facilitar a circulação de ar.

Briquete: vendido em sacos de ráfia, garante maior higiene. É um carvão ecologicamente correto. Tem poder calorífico de 2.5 vezes maior que a lenha, regularidade térmica e maior temperatura de chama. 

Cartao vegetal: É uma substância negra produzido através da carbonização da madeira. Os ccarvões feitos de madeiras de acácia negra e eucalipto são os melhores, não liberam muita fumaça, tem boa textura e rende bem. 

Bambu: comparado com o carvão vegetal comum, produz 80% menos resíduos. É natural e seguro, e não emitem cheiro e odor. Perfeito para usar em churrasco ao ar livre. 

Para fazer o fogo para assar as carnes, é indicado colocar o carvão em forma de pirâmide e só espalhar depois que virar braseiro. Para iniciar o fogo, use papel toalha amassado umedecido com óleo. Só coloquei a carne quando virar um braseiro, para evitar que se caia água, suje a carne com a fuligem. Existem também à venda, acendedores de churrasqueira.

Controlando o calor da churrasqueira

Você pode espalhar as brasas na churrasqueira para diminuir a temperatura, ou então juntá-las para aumentar. Se o carvão for consumido muito rápido, apenas acrescente mais pedras. 
Dica: guarde as cinzas do churrasco. No próximo churrasco, é só utilizar as cinzas sobre as labaredas. Assim, o fogo é extinto sem prejudicar o calor.



Grelha ou espeto?

A carne assada na grelha não perde tanto suco, pois não é furada pelo espeto. A grelha é muito usada quando se quer colocar alguns complementos, como queijo, pimentão, lingüiças, tomates, cebolas... As carnes mais indicadas na grelha são a picanha, maminha, o assado se tira, lingüiças, salsichões, chuleta, fraldinha e o filé mignon. Comece grelhando na parte mais quente da churrasqueira, tostando todos os lados. Depois, Coloque na parte com menos calor para chegar ao ponto desejado. 
Para assar no espeto, é indicado os de aço inoxidável, que são de melhor qualidade, fáceis de limpar e não soltam resíduos metálicos na carne. Escolha espetos no tamanho adequado da sua churrasqueira, para evitar se queimar e evitar que eles caíam na brasa. 

Dica: Para salgar, não use o sal fino de cozinha. Meia hora antes de salgar, Coloque a carne numa tábua e salgue-a com sal grosso. Antes de assar retire o excesso e coloque-a na churrasqueira. No caso da picanha, com a gordura para baixo. 



Descongelamento

O processo deve ser gradativo: é recomendável descongela-lo a uma temperatura de 2 a 10°C. Caso tenha pressa, utilize uma vasilha com água fria, mas tome cuidado para a carne não ter contato com a água. A carne descongelado deve ser preparada e consumida em até 24 horas.



Acompanhamentos indicados são saladas, vinagrete, frutas, palmitos. Guarnições ricas em carboidratos, como pães, maionese e farofa devem ser consumidas com moderação. 

As linguiças devem ser consumidas com moderação, pois são ricas em conservantes e sódio. 
Carnes como a maminha e alcatra são cortes magros e indicados para o consumo e não fugir muito da dieta. 
O consumo de carnes "ao ponto" não oferece riscos e podem ser excelentes fontes de proteínas de alto valor biológicos e se ferro, sendo opções saudáveis para dietas balanceadas. 
Tenha atenção dobrada com carnes processadas, como linguiça, salsicha, salame, mortadela, presunto, bacon, que pela quantidade de sal e conservantes, oferecem riscos a saúde. 
As carnes suínas também são muito usadas e é bem econômicas. Os cortes indicados são a bisteca, a picanha suína, a costela e também o pernil. 

Como servir


Um bom churrasco pode ser servido em duas etapas: 
Tira gosto: costelinhas de porco, lingüiças variadas, coração. 
Cortes nobres: picanha, maminha, costela, entre outras. 


Parte 3 - Clique aqui!

Fonte: Arte se fazer churrasco - Editora sampa

0 comentários:

Série Churrasco - Parte 1

20:38 Unknown 2 Comments


Quem não gosta de um bom churrasco, não é mesmo?! Então para os amantes de uma boa carne, selecionei várias dicas desde a escolha da carne, até a hora de servir. Para não ficar um texto longo, foram divididos em partes. Então, vamos lá.




Os principais cortes de carne para um churrasco são:

Picanha: A mais pedida. Escolha uma peça com gordura uniforme de 1 cm de espessura, cobrindo toda superfície. Corte em bifes de pelo menos 2 cm de espessura, pois pedaços muito finos não ficam tão macios na grelha. Para assar, a carne deve ser posta em grelha bem quente, sem fogo alto, de um lado até o sangue escorrer para baixo, depois grelhar do outro. Sem virar novamente.

Bisteca, t-bone e costela: O bife deve ter 2 cm. O segredo da costela macia é a  gordura. O ideal é assá-la em fogo baixo, deixando a peça no alto da churrasqueira.

Fraldinha, maminha e contra-filé: Devem ser cortadas do lado contrário das fibras. A maminha e o contra-filé são carnes de preparo rápido. Podem ser assadas em brasa quente, sem fogo alto, em bifes grossos de pelo menos 1cm e preparadas como a picanha. A fraldinha fica bem gostosa se preparada inteira em fogo médio.

Coração: Um dia antes, tempere-o com cerveja, alho, sal grosso, salsa e cebolinha picadas. A coxa e a sobrecoxa também podem ficar marinando de um dia para o outro.

Frango especial: Uma dica para a carne ficar suculenta é colocá-la numa salmora de 1 colher (sopa) de sal para cada xícara de água. Cubra o frango e feixe repousar por até 8 horas. Escorra e coloque na brasa. Pode ser temperado como o coração, trocando o vinho por cerveja.



Tempero - o diferencial 

Para garantir um bom churrasco, o tempero é extremamente importante para deixar seu churrasco mais saboroso:

Sal grosso: Para temperar, basta cobrir as carnes com sal grosso e deixar descansar antes de assar. Como o sal grosso não é refinado, não há perigo de salgar.

Alho: Para um sabor mais forte, misture o alho no sal grosso e passe na carne. A picanha também pode ser preparada com alho. 

Cítricos, pimenta-do-reino e outras especiarias: Para cortes magros. E para peças com gorduras, deixe a carne numa marinada feita com vinho, ervas, cebola, alho e especiarias. 

Molho de alho: Pode ser usado antes de levar a churrasqueira, durante o preparo dando pinceladas ou a mais utilizada, marinando, deixando a carne imersa no molho por até 2h e em seguida, levar a churrasqueira. 

Molho Chimichurri: Tradicional no churrasco argentino e vai bem com tudo. Usado como o molho de alho, e também muito usado em marinadas.



Regras básicas

- A carne, como nos assados em geral, deve ser tostada rapidamente em toda superfície para que os sucos permaneçam. 

- A carne deve ser ssempreacia e suculenta

- Comece a grelhar a carne na parte mais quente da churrasqueira, tostando todos lados. Depois, na parte do braseiro menos intenso, asse-as até chegar ao ponto desejado

- É melhor que a gordura fique virada para cima depois da carne devidamente tostada. Só no fim é que deve ser virada para acabar de derreter. 

- Para descobrir o ponto da carne sem cortar, pressione-a com as costas de um garfo: quanto mais macia, menos passada, quanto mais firme, mais passada. 

- Quando achar que a carne está pronta, retire-a do fogo e corte um pedaço para ver o corte internamente. Fatias finas aumentam o sabor do churrasco. 

- As labaredas não devem estar altas para não entrarem em contato com a carne, não secá-las e nem carbonizar a superfície.

- Antes de por as carnes para assar, é importante que o fogo esteja bem estabilizado, sem labaredas e fumaças em excesso.

- O sal grosso deve estar bem distribuído pela carne, sem excessos.

- Se a carne foi congelada, deve ser descongelada corretamente antes e estar na temperatura adequada para assá-la. 

Parte 2 - Clique aqui!

Fonte: revista "A arte de fazer churrasco", editora Sampa

2 comentários:

Renda extra vendendo quitutes

15:46 Unknown 0 Comments


Hoje, trabalhando em casa, você pode ganhar um dinheiro extra. Os benefícios de se trabalhar em casa são únicos: você faz seu próprio horario e ainda tem tempo para cuidar da casa, da família e de você!
Se você for habilidoso(a) ou gosta de aprender, na internet há várias receitas fáceis e práticas.

Os gastos são variados de região pra região, e fazendo você mesmo, o lucro pode chegar a 100%.


A seguir, o passo a passo para você começar o seu negócio, com dicas do SEBRAE:

1. Planejamento

Todo tipo de negócio precisa antes de um planejamento. É muito importante definir os detalhes:

Quais são suas habilidades? Doces, salgados, tortas...?

Qual o público? Defina qual o público que você vai atender. Conheça o mercado. Por exemplo, vender bolos em pedaços para colegas ou fazer bolos (ou salgados) para festas.

Capital inicial? É importante também planjear o investimento inicial. Quanto tem para começar, quanto vai ser necessário, se vai vender à vista, ou parcelado.

2. Cardápio

Seja bolos, ou salgados, ou tortas, é importante definir os sabores, levando em consideração o público alvo. Uma dica é no começo começar com bastante variedade para descobrir os sabores mais procurado e depois diminuir as opções e aumentar a quantidade.



3. Organizar o tempo

Saiba quanto tempo será gasto para determinada receita e quantidade. Fica mais fácil determinar a quantidade de bolo que você vai precisar se já souber para que público irá vender. 

4. Os gastos

Para definir os preços, anote os gastos com os ingredientes de cada receita. Leve em consideração os gastos com gás, energia elétrica, mão de obra, embalagem, transporte, etc (cerca de 30% do valor dos ingredientes). Depois de somar tudo, calcule a sua margem de lucro (de 20 a 100%). Para bolos em pedaços (potes), o lucro pode chegar a 300%. Pesquise também o preço da concorrência. 



5. Alcance os clientes

No começo, pode ser meio difícil conseguir uma clientela. Para isso, ofereça degustação gratuita para amigos e familiares. Divulgue seu trabalho distribuindo cartão de visita e panfletos para o público. Divulgue também nas redes sociais. 



Todas estas dicas podem fazer uma grande diferença no seu negócio. Com elas em mãos, agora é só cozinhar com carinho e conquistar a clientela.


0 comentários:

Limonada Brasileira - TASTEMADE®

18:00 Unknown 0 Comments



Recentemente, vi na página da TASTEMADE uma receita da "limonada brasileira". E pra ser legitima mesmo, foi usado o nosso tão famoso limão Tahiti.
O Brasil é o segundo maior produtor de limão tahiti. Ele é muito usado para fazer sucos pois seu suco chega a 50% de rendimento contra 48% do limão verdadeiro, também conhecido como Limão Siciliano. O limão siciliano é o mais consumido na Europa e nos Estados Unidos. A sua casca amarela é menos ácida que a verde do limão tahiti.
A receita da limonada brasileira é fácil de fazer e tem o vídeo aqui mostrando como se faz.
Você vai precisar de:

- 3 limões
- 1/2 (meia) xícara de leite de coco
- 3 colheres (sopa) de leite condensado
- 1/4 de xícara de açucar
- 1 xícara de gelo

MODO DE PREPARO:

1. Lave bem os limões
2. Corte os topos e depois corte-os ao meio.
3. Coloque os limões no liquidificador e bata bem
4. Coe a mistura e enxague o copo do liquidificador
5. Volte a mistura para o liquidificador e adicione o leite de coco, o leite condensado, o açucar e o gelo. Bata novamente até misturar bem.


E PRONTO! Sirva frio.







0 comentários:

As leis da alimentação

21:11 Unknown 0 Comments



Conforme proposto por Escudero, as Leis da Alimentação em resumo, são:

1ª Lei da Quantidade: A quantidade deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas e mantê-lo em equilíbrio.

2ª Lei da Qualidade: O regime alimentar deve ser completo em sua composição, para oferecer ao organismo todas as substâncias que o integram. Deve incluir todos os nutrientes, ingeridos diariamente.

3ª Lei da Harmonia: As quantidades dos diversos nutrientes devem guardar uma proporção entre si.

4ª Lei da Adequação: A alimentação deve se adequar ao momento biológico da vida, aos hábitos individuais, à situação sócio-econômica e a possíveis doenças que o individuo tenha.


0 comentários:

Bolo de chocolate com recheio trufado - irresistível

17:03 Unknown 0 Comments

Essa receita de bolo é incrivelmente uma delícia. Também pode ser adaptada para bolos de aniversários, aí é só usar uma assadeira retangular. Dependendo do tamanho do bolo, é só dobrar a quantidade dos ingredientes. Esse bolo é uma ótima pedida para matar aquela vontade de chocolate e você pode decorar da forma que preferir. E não fica enjoativo... Vale a pena fazer... 

Se gostou dessa receita, deixe seu like aqui. No final da receita tem os botões de compartilhamento. Compartilhe com seus amigos também. 



Bolo de chocolate com recheio trufado
Tempo de preparo: 1h | Rende 10 porções
Para a massa:
- 1 xícara de chá de leite
- 1 xícara de chá de óleo
- 2 ovos
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de chá de achocolatado em pó
- 1 xícara de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de fermento químico em pó
Para o recheio:
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 caixinha (ou lata) de leite condensado
- 200 gramas de chocolate meio amargo
- Meia xícara de chocolate em pó
- 1 colher de sopa de rum (opcional)
- Morangos picados a gosto (opcional)
Calda para regar
- 1 xícara de açúcar
- 1 xícara de água
1. Bata na batedeira todos os ingredientes da massa. Leve ao forno pré aquecido a 180 graus e deixe assando até ao espetar um palito e este sair limpo.
2. Coloque o leite condensado, o creme de leite e o chocolate picado, o chocolate em pó e o rum em uma panela e leve ao fogo até o chocolate derreter e ficar em ponto de brigadeiro (desprendendo do fundo da panela). Cubra para não juntar bolhas e deixe esfriar.
3. Prepare a calda levando ao fogo o açúcar e água até que o açúcar derreta e o caldo de uma leve engrossada. Reserve e espere esfriar.
4. Para a montagem, espere a massa esfriar e corte-a ao meio. Regue as duas partes. Coloque o recheio e reserve uma parte para cobrir. Coloque pedaços de morango, tampe a massa e cubra com o recheio restante. Decore como preferir.


Confira também uma receita incrível de bolo verde de limão clicando aqui. 
Tem uma outra receita de bolo simples aqui. 
Para mais receitas doces, clique aqui. 
Confira todas as receitas do blog. 


Curta nossa FanPage que está ao lado e fique por dentro quando uma nova receita for postada.
E se fizer essa receita, poste no Instagram com #manualdocozinheiro pra gente ver e curtir. 

0 comentários: