Série Churrasco - Parte 3
Assados especiais: Carnes maiores podem ser grelhadas de duas maneiras: no espeto (enrolados, carnes do traseiro) ou na grelha (bistecas grandes, filés de porco e de vitela).
Em ambos os casos, o calor deve ser regulado para que possa cozinhar o grelhado antes que a superfície fique muito dourada. Com a grelha elétrica não há dificuldades, mas na grelha de churrasqueira, a atenção deve ser redobrada. Pode embrulhar o assado em papel alumínio, colocar o espeto mais afastado do braseiro ou a grelha mais para o alto.
As carnes que mais se adaptam ao espeto são as de tamanho uniforme.
Se quiser assar um pernil inteiro, enfie o espeto bem rente ao osso, enrole-o na linha culinária, para girar uniformemente e prenda as garras do espeto bem firmes na carne.
Forme com papel alumínio uma bandeja para recolher a gordura e o suco da carne para não respingar na brasa.
Não tire a gordura da carne durante o preparo, pois ela mantém o aroma e não deixa a carne ressecar. Grelhe com a camada de gordura para fora.
As carnes magras, como a de vitela, deve ser envolvida com fatias de bacon ou pincelada várias vezes com óleo temperado enquanto grelha.
Ao contrário do que muitos pensam, o churrasco é saudável. O que faz mal são os excessos.
O segredo é reduzir o sal e a gordura que fazem mal ao nosso corpo, substituindo parte do sal grosso por temperos. Tomilho e endro são idéias para carnes vermelhas. Alecrim tempera melhor carne branca, especial as de aves. Quanto a gordura, o carvão em brasa leva vantagem na hora de eliminar a gordura.
Uma outra dica saudável, é usar abóbora, cebola e tomate nas preparações. Essas combinações básicas pode ser preparadas separadamente para a pessoa montar o prato como desejar, ou feitas num espeto previamente montado.
Também pode ser feito o mesmo com berinjela, pimentão, cenoura e palmito pupunha.
A batata pode ser assada em papel alumínio com orégano, sem sal também fica saboroso.
Uma dica interessante é que dá pra assar no espeto com carne, fatias de abacaxi, pois já possuem fibras solúveis facilitando a digestão.
Estudos já revelaram que a carne de churrasco têm menos gordura que o alimento preparado na panela.
Durante o preparo, a gordura pode ser mantida na carne para garantir a suculência, mas não deve ser ingerida.
Cuidado com carne que tem gordura entre as fibras. Maminha e fraldinha são simples de separar a gordura, e um pedaço de 60 a 80g varia de 100 a 150 calorias. Já a picanha acumula um pouco mais de gordura entre as fibras. O mesmo pedaço sem a capa de gordura, tem cerca de 130 calorias.
Para manter uma dieta balanceada, não chegue no churrasco com muita fome, para não cometer exageros. Evite mais de uma fonte de carboidratos, pão ou arroz ou farofa ou pouquinho de cada (porque ninguém é de ferro).
Estabeleça previamente, um quantidade de carne para consumir.
Alterne o consumo de cervejas e bebidas alcoólicas em geral, com água e sucos naturais, especialmente os de frutas cítricas que são ricas em fibras solúveis capaz de absorver a gordura, e que ajudam a compensar a perda de água causada pelo calor e pela ingestão de álcool, que são bebidas diuréticas.
Outra vantagem das frutas cítricas, é que auxiliam na absorção do ferro presente nas carnes.
A melhor forma de consumir o suco dessas frutas é sem coar, para não perder os nutrientes.
Mesmo com essas dicas, o churrasco ainda é uma alimentação pesada, então, procure no dia seguinte dar uma recompensada. Tome bastante água e sucos naturais. Coma saladas e alimentos leves. E evite o sedentarismo, praticando atividades físicas regularmente.
Os benefícios e malefícios da carne vermelha devem ser avaliados de acordo com o bem estar de cada pessoa, sempre com o acompanhamento de um médico.
Parte 4 - Clique aqui!
Fonte: A arte de fazer churrasco - editora SAMPA